Mantenha o paciente cardiopata bem aquecido neste inverno

Mantenha o paciente cardiopata bem aquecido neste inverno

O edema pulmonar é uma emergência no paciente cardiopata com insuficiência cardíaca congestiva. Ocorre acúmulo de líquido nos pulmões, pois o coração já não consegue bombear o sangue adequadamente.
As crises de edema pulmonar são mais prevalentes no outono e no inverno pois os cardiopatas frequentemente apresentam magreza e atrofia muscular, tendo maior dificuldade em regular a temperatura corporal. Para aumentar a circulação nas extremidades e auxiliar na termorregulação, o coração doente precisa aumentar ainda mais o seu esforço, predispondo o edema pulmonar.

Os principais sintomas do edema pulmonar são: tosse, respiração rápida e curta, angústia respiratória, inquietação, posição ortopneica (o animal afasta as patas dianteiras e ergue o focinho. buscando o ar), e cianose de língua (a língua fica roxa).

Ao perceber esses sintomas, procure um hospital veterinário imediatamente pois o seu animal precisará de cuidados intensivos.
O tratamento adequado aumenta a qualidade e a expectativa de vida do paciente cardiopata. Para isso, consulte sempre um médico veterinário cardiologista.

M.V. Paula Toribio
Cardiologia Veterinária


Voltar