Diabetes Mellitus em Felinos

Diabetes Mellitus em Felinos

A diabetes mellitus é. custa doença endócrina que leva ao aumento dos níveis de glicose no sangue. Nos gatos, é causada principalmente, pela resistência à insulina, e a obesidade, é o maior fator envolvido. Outras causas incluem a utilização de alguns medicamentos e a presença de outras doenças predisponentes (pancreatite, hipertireoidismo, doença, renal, hipercortisolismo e acromegalia).

Os animais diabéticos apresenta aumento da, ingestão de agua e da produção de urina e aumento do apetite, porém, com perda de peso. Podem ainda, apresentar posição posição plantígrada(semelhante à “pata de coelho”), uma característica única dos felinos.

O diagnóstico é realizado através de exames de sangue, de urina e ultrassonografia abdominal. Os gatos, ao contrario dos cães, podem apresentar aumento dos níveis de glicose por estresse e, por isso, apenas a glicemia de jejum não é suficiente para se fechar o diagnóstico.

O tratamento é realizado através da terapia com insulina, dieta específica, controle de peso e identificação dos fatores de resistência.

M.V Kayne Sganzerda
Medicina felina


Voltar